24 de outubro de 2007

A voz de Aline irá embalar o núcleo evangélico da novela, o que é uma novidade e tanto!

Eu num sei se vocês estavam por dentro. Eu tinha ouvido falar por alto. Mas deixei passar. Até que, semana passada, navegando pelo Blog do Erick encontrei um post sobre isso. Aí tive que fazer como a minha Vó Nevinha: “escascaviar” as coisas.

Em minha pesquisa percebi que o assunto tem gerado uma polêmica na blogosfera gospel. Há aqueles que acham a oportunidade ótima para uma estratégia evangelística, levando um grande número de pessoas à Palavra de Deus inserida nas canções de Aline. Há alguns outros que acreditam que isso é um tiro pela culatra. Que vai incentivar os cristãos a assistirem as novelas, que de gospel não tem nada. O engraçado é que a ministra num faz menção a nenhuma das duas correntes em seu discurso:

"Estou muito feliz, pois é uma oportunidade ímpar. Este ano tem sido muito especial em meu ministério. Primeiro, pelo lançamento e pela repercussão de "Caminho de Milagres", meu mais novo CD, que rendeu minha quarta indicação ao Grammy Latino. E agora, com esse convite. Sei que é uma responsabilidade muito grande. Mas, cremos que é Deus confirmando o trabalho que temos desenvolvido ao longo dos anos e, principalmente, fortalecendo nosso compromisso com o Seu Povo. Espero que esta seja a primeira de muitas portas que serão abertas para a música gospel nacional".

Gostaria de ter o dom divino que Jesus tinha de expressar uma opinião através de uma parábola. Mas a verdade é que eu acho que uma coisa não tem a ver com a outra. Acredito que a palavra de Deus DEVE SIM ser pregada de toda maneira, e para não ficar na minha opinião aí vai um apostolo de respaldo:

“Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Mas que importa? Contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;”
(Filipenses 1:15-18)

- pelo amor de Deus, não estou dizendo que Aline prega a Jesus por inveja ou contenda, absorvam o contexto, por favor -

Ao mesmo tempo, não deveríamos ser influenciados por qualquer coisa. Pra mim, é a mesma coisa que dizer que seríamos influenciados a nos prostituir ao ver um evangelista pregar para uma prostituta.

A minha única preocupação é com a banalização do evangelho, que acredito ser a real intenção da globo, afinal, hoje em dia é chic ser evangélico.
E você, o que acha disso tudo? Comentaê.

20 comentários:

Anônimo disse...

Quanto Aline, não sei. Mas quanto a Globo eu enchergo isso como mera jogada de marketing pra gerar curiosidade no público "gospel" e por tabela... ibope.

Espero apenas que saia algo de positivo dessa história...

Anônimo disse...

Mas caso seja por Ibope,
não é bom ser Aline Barros, ao invés de qualquer outro que não cante as palavras de vida eterna?

S.D disse...

Concordo Iguito.

O problema é que isso não deveria ser mérito tá ligado? Tipo... olha Aline Barros tá na globo, que paw.

Pra mim soa mais como: Senhor, abençoa a minha irmã que ela vai pra cova dos leões.

Saca?

Anônimo disse...

Primeiramente...não sei quem escreveu o texto, mas agradeço por ter mencionado o meu humilde blog e tê-lo visitado, estou agradecido e honrado.

Bem...não sei não...A globo já conseguiu uma grande polêmica em torno desse assunto, e isso significa que o marketing gerado pelo assunto foi enorme.

O que a Globo quer com um personagem pastor que vai atuar na novela e com Aline Barros que vai cantar uma música na mesma... Não foi a Globo que em 1995 lançou ao ar uma minisérie chamada "Decadência" criticando os pastores evangélicos?

Qual seria a intenção da Globo nisso tudo? "Fazer as pazes"?

Se o evangelho for propagado e o pastor não for ridicularizado como de costume no final da novela, e ainda, se os evangélicos não utilizarem esse caso como desculpa para acompanhar as novelas satânicas da Globo tudo bem...

Agora se eu fosse Aline Barros procuraria saber sobre o roteiro da novela e saber que fim vai ser o do pastor na mesma.

Espero que ela tenha feito isso.

Agora só não estou de acordo com Aline Barros numa vez que ela foi ao programa de Xuxa em 1994 e chamou ela de rainha e de não sei o que mais.Não precisava se prostrar.

Anônimo disse...

Vamos orar para que Deus transforme vidas através disto, pois creio que Deus faz coisas loucas para tranformar vidas, atravessando o conceito quadrado de enxergar as coisas.

Mas ao mesmo tempo devemos orar para que alguns crentes não se rendam e dêem cabimento às programações da emissora que mais persegue os evangélicos neste país.

Anônimo disse...

Concordo com a opinião de Samuel, porém, o argumento de Igor também é válido... Ela pode estar entrando na "Cova dos Leões", mas se algo de bom puder sair disso... ótimo.

A questão é só essa... vai sair algo de bom?

E aí, cito, repito, e reforço um ponto importante de Erick:

"Vamos orar para que Deus transforme vidas através disto, pois creio que Deus faz coisas loucas para tranformar vidas, atravessando o conceito quadrado de enxergar as coisas.

Mas ao mesmo tempo devemos orar para que alguns crentes não se rendam e dêem cabimento às programações da emissora que mais persegue os evangélicos neste país."

Tais Roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tais Roberta disse...

Não acreditar que isso seja uma bela jogada de marketing da globo para atingir esse público em especifico, é inocência.
A Globo é uma canal que é totalmente a favor do espiritismo, em quase todas as suas novelas e até em sua programação já foi muito abordado isso.
Apesar disso, devemos lembrar que a maioria das pessoas que assitem novelas não são evangélicas, e através da novela (dependendo da abordagem que for feita) elas podem ser impactadas.

Glória e Paz.

Anônimo disse...

Não sei porque, acho mais provável o resultado ser negativo do que positivo. Sou capaz até de apostar que o pastor, no fim (ou não), vai roubar dinheiro dos fiéis e a Igreja oposta (Católica ou Espírita) sairá 'vitóriosa' e a Evangélica ridicularizada. Ou então vão inventar as famosas Fabulas do Crente, aquelas velhas histórias que todo mundo diz, como uma pessoa que eu conheço que achava que mulheres crentes não podiam depilar as pernas ou cortar o cabelo. Mas se nada disso acontecer, eu ainda digo que os crentes da novela serão os personagens 'caretas' da novela, não gerando atração ao público (principalmente o jovem) e sim afastamento... "Poxa, eu é que não quero ser careta desse jeito, Deus me livre!"

Pena que não é todo mundo que "Prefere subir quadrado do que descer redondo".

Anônimo disse...

Eu prefiro subir quadrado do que descer redondo...rsrsrs

Mas pessoas quadradas também descem, os fariseus eram pessoas quadradas...rsrsrs

Agora, como já disse, não confio na globo, e se fosse aline barros pediria o roteiro da novela para saber sobre o fim que o pastor vai ter.

Anônimo disse...

Off Topic: Que feliz. Finalmente uma discussão acerca de um dos posts =)

Anônimo disse...

Bixo, é complicado!
Pq a gente sabe q agora ser crente é chic...mas viver como crente não!
Então as pessoas ouvem as músicas, vão pra Igreja e acham algum conforto, e é justamente nele q elas permanecem: Conforto. Ngm mais qr ser crente de igreja pequena e quente com corinhos desentoados abrindo mão do seu eu para em td dexar a vontade de Cristo agir.
Agora é o evangelho do ar-condicionado, do som amplificado e do letreiro iluminado.
Eh moda.
E é essa moda, q ao meu ver, a Globo está se inserindo.

Por outro lado, o louvor liberta né?! E a gente sabe q Aline tem compromisso pra sair dela louvor com libertação...
coisa q a Globo n sabe.

Qnto a algum erro do passado, como esse de 1994...venhamos e convenhamos....faz 13 anos neh?
13 dias são mais q suficientes para uma transformação de vida completa em Cristo. Qnto mais 13 ANOSS!!
Com ctz Aline Barros amadureceu MUIIITOOOOO nesse tempo, e isso é fato comprovado pela própria evolução das músicas dela.
Até porque, meus irmãos...é de Glória em glória neh?!

Pode até ter ser maldição pra vida dela...mas Deus é especialista em transformar maldição em benção, estratégias de satanás em armas de vitória.
Vamos crer.
E orar.

=D

S.D disse...

Tou contigo Mr. Heb!!!

até que enfim uma boa discursão de comentários, chega dá gosto.

Xero pra todos.

Anônimo disse...

"Operação Cavalo de Tróia".rsrsrs

Anônimo disse...

Acho que já há um Justo Juiz à julgar a conduta da Aline - Deus.
O que cabe a todos os santos é orar por ela e, caso seja estratégia maligna da globo, o que certamente deve ser, que o tiro do inimigo saia pela culatra, fechando de vez, ou transformando essa emissora diabólica...

Igor Thiago disse...

Acredito que a preocupação em saber qual é a intenção da Globo com tudo isso é nula.

"Eu rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro consolador, a saber, o Espírito da verdade, O QUAL O MUNDO NÃO PODE RECEBER PORQUE NÃO O CONHECE..."

Como é que alguém que não conhece o Espírito da Verdade poderia narrar sobre essa verdade EM VERDADE????
é impossível.

O que importa (pelo menos pra mim) é que Aline Barros está num lugar onde eu e você não podemos chegar... E ela está lá dizendo:
"preciso da Tua mão. Vem me levantar! Faz-me Teu servo, Senhor. ME LIVRA DO MAL..."
Um dos meus líderes me disse uma vez: "a palavra de Deus deve ser pregada até mesmo em prostíbulos, se é lá que lhe for dada a oportunidade de pregá-la."

E é isso que Aline Barros está fazendo... Pregando a palavra de Deus em prostíbulos que eu e você não podemos entrar.

PAZ

Anônimo disse...

igor,concordo c vc!

só que os prostíbulos são reais...refletem a realidade!

e a novela é "teatro"...é fictício!Você pode manipular as cenas de acordo com seus interesses!


Porque a Globo não oferece espaço num jornal ou num programa?


Porque tinha que ser numa novela,sendo esta fictícia??


Se é para abrir oportunidades...abram oportunidades reais! para depois não saírem manipulando a conduta do pastor em novelas, o que já virou rotina!

Anônimo disse...

...e com relação a aline barros,

já que a irmã é tão dedicada no evangelismo, conheço uma comunidade humilde onde tem uma igrejinha...
Lá as pessoas precisam ouvir bastante os louvores da irmã Aline Barros.

Alguém sabe como eu entro em contato "diretamente" com ela??? Tenho certeza que ela se interessaria!

Já que ela tem uma "reservazinha" na conta bancária dela,além das vendas de cds rolando todos os dias, acho que não teria problema em ela mesma pagar a passagem e hospedagem para visitar essa igreja né?


rsrsrsrs

Anônimo disse...

Uma estupidez e Tanto

Anônimo disse...

Que eu saiba Jesus nunca Precisou de nada do Diabo para anunciar o Evangelho


Pr. Marcelo