20 de outubro de 2007

CRASH - NO LIMITE
Crash, 2004.
País de Origem: EUA
Diretor: Paul Haggis
Tempo de Duração: 113 min.
Elenco: Jason Isaacs, Matt Dillon, Sandra Bullock,
Thandie Newton, Don Cheadle, Brendan Fraser, Ryan Phillippe
Gênero: Drama
Classificação Etária: Livre

Quando um filme arrasta prêmios em quase todos os festivais que participa e ainda ganha o Oscar de “Melhor Diretor”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme”, alguma coisa está errada, ou melhor, certa, muito certa.

Eu tenho uma teoria: Quem nunca viu Crash, não sabe o poder do cinema. O filme não é uma grande obra cinematográfica, não é um poço de poesia e arte, não tem citações, nem tão pouco apelo comercial, cinema pipoca. Crash é o espelho do ser humano, é uma experiência psico-científica-espiritual. É impossível não se identificar com um dos personagens, que de tão caricatos poderiam ter o meu nome.

Eu poderia falar da atuação dos atores, magníficas por sinal, eu poderia falar da direção sensível e crua de Paul Haggis (é só ver o nome dele, que eu corro atrás do filme), ou mesmo da edição fragmentada que nos presenteia com cenas em que o coração sai pela boca e um dos melhores finais da minha curta vida.

Eu poderia falar de quase tudo do filme, mas vou me ater à mensagem, que sem dúvida, é uma das mais gospeis que eu já vi num filme, que por sinal mostra a Cristo sem citar o nome dele. Crash, fala das diferenças, raciais, sexuais, sociais, temperamentais, etárias, étnicas e religiosas (e olha que eu devo está esquecendo), e usa cada uma delas para mostrar como o ser humano é muito mais completo quando ele as aceita.

“Você pensa que conhece a si mesmo. Você não faz idéia” Essa é a frase de divulgação do filme (se a academia premiasse melhor slogan, esse ganhava), que eu parafraseio com o versículo seguinte: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. (1 João 4:20)

Baseado que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. O slogan faz mais sentido ainda. Faz o seguinte, assista e depois me diga se suas perspectivas da vida não mudaram.
DEUS VOS ABENÇOE.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que esse tipo de post combine ou tenha alguma utilidade para um site gospel. Acho q vcs deveriam investir em postar temas e textos que edificassem as pessoas que entrassem aki, principalmente sabendo que o site é visitado por pessoas não evangélicas, seria uma oportunidade de evangelizá-las. Paz

NpC Blog disse...

Caro anônimo, infelizmente nosso blog é feito por jovens, falando sobre coisas que os jovens gostam. Sem hipocrisia, de maneira clara e transparente (o que não parece ser muito a sua praia).

Acreditamos que a melhor maneira de expressar a Cristo, é vivendo ele, seja falando de sua palavra, como assim o fazemos, seja contando uma piada, seja assistindo um filme.

Nosso lema é "JOVENS FALANDO PARA O MUNDO NA LINGUAGEM DE JOVENS", acho que isso resume a nossa discurssão em: Essa é a nossa maneira de falar de Jesus.

Quanto ao evangelismo, acreditamos que o nosso blog tem conteúdo suficiente para lançar a semente da palavra de Deus, que é a nossa função, afinal, é o Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juizo.

Finalmente, deixamos claro, que não recriminamos a sua opinião, e até mesmo agradecemos pela quase plena sinceridade (seria plena se soubéssemos o dono da opinião).

Sugiro que o Sr. Anônimo faça o seu blog, tendo liberdade de evangelizar da maneira que achar correta. Ficaremos felizes de divulgar e, até mesmo, ajudar a construir a sua página, mas para tanto, precisaremos de sua identificação.

Atenciosamente,

SAMUEL DANTAS
Igreja do Nazareno (CEFET)
Editor Chefe e Co-Autor do NpCBlog.

Anônimo disse...

o blog está show de bola.
mais dinâmico, e atrativo...
de bom gosto e com dicas excelentes.

adorei a idéia de postar cd's e filmes comentados, que passem de alguma forma a mensagem de Cristo.

Abraço
samuel!

A paz1
=D

Anônimo disse...

Parabéns por td oq vc faz aki nesse Blog samuca!
Inclusive essa resposta aew..
Sinceramente? Não consigo pensar numa resposta q transmitisse mais Cristo do q essa!
Aliás, pra qm ainda num percebeu...
esse site EXALA Cristo, até no nome!
Tenho ctz q qlquer pessoa q entrar aki conseguirá perceber isso!

E vale lembrar: Cristo é VIDA. E não meras palavras.

=D

Anônimo disse...

Valew, Jonye...
seu comentário também não fica pra trás!!!

PAZ